Txai Brasil fala do pioneirismo do carbono livre no mundo

O empresário de multinacional, pai, lutador de artes marciais e músico Txai Brasil, como ele gosta de se definir, compareceu ao TEDx de Porto Alegre para falar do pioneirismo na criação do carbono livre e da fragmentação da vida moderna.

Txai entrou no palco cantando uma de suas músicas, para a surpresa da plateia. Ele foi o primeiro artista do mundo a criar um CD totalmente "carbon-free". Aliás, foi ele em conjunto com seus sócios que cunharam o termo "carbon-free", em 2005, hoje amplamente utilizado pela ONU em suas conferências. Com o projeto, que media o nível de carbono jogado na natureza e a quantidade utilizada em um projeto industrial, o termo, na prática, se transformou em uma maneira de revereter atividades humanas em florestas.

Segundo ele, a multiplicidade de facetas que a vida moderna oferece também faz com que encaremos a vida como peças fragmentadas. "A gente nasce único e a vida nos corta aos pedaços", refletiu. Enquanto poemas românticos eram passados em slides atrás do palestrante, um tom sério tomou conta do palco quando Txai afirmou que o grande desafio, no meio desta situação, é juntar as partes, manter a identidade e a unidade, viver o mento, pensar no coletivo e seguir adiante.