China inaugura trem-bala de 356 km/h que ligará duas cidades em 45 minutos

 

Um trem-bala capaz de atingir 356 km/h foi inaugurado, nesta terça-feira, na China. O coletivo ligará as cidades de Xangai e Hangzhou sob um percurso de 202 km. A criação do trem é tida como parte da maior onda de obras ferroviárias no mundo.

A velocidade de 356km/h é ideal para reduzir o tempo da viagem entre as duas cidades, de 1h20m para 45 minutos. O plano chinês é de, até 2012, construir 13 mil quilômetros de ferrovias velozes. Desta forma, até 2020, o governo conseguirá atender mais de 90% da população.

O custo do projeto gira em torno de 2 trilhões de iuans (US$ 300 bilhões). A malha ferroviária do país é maior que o triplo da que existe no Japão - com o novo trecho, os chineses atingem um total de 7.431 km.

Na estréia do trem-bala, houve controvérsias entre os passageiros. Alguns apoiaram o projeto, enxergando-o como um avanço do país, além da oportunidade de chegar mais rápido ao destino. Por outro lado, houve aqueles que discordaram afirmando que, com o trem, as opções de transporte mais lento e mais barato diminuem.

A China projeta construir até 2020, um trem-bala que ligará as cidades de Pequim e Xangai.