SP: universidade sedia encontro sobre robótica e inteligência artificial

      SÃO PAULO - Mais de 200 robôs que dançam, jogam futebol, simulam situações de resgate e até fazem a vez de humanoides, de diversas partes do Brasil e do exterior, vão participar de competição, de 24 a 27 de outubro, no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), no campus São Bernardo, em São Paulo, com visitação aberta ao público. A competição de robôs integra a Jornada de Robótica Inteligente (JRI), evento do Joint Conference, considerado um dos mais importantes encontros da América Latina nas áreas de robótica, inteligência artificial e redes neurais e que será realizado na FEI de 23 a 28 de outubro.

A JRI abrigará o Encontro Nacional de Robótica Inteligente - Latin American Robotics Symposium (Enri/Lars), a Competição Latino-Americana de Robótica – Latin American Robotics Competition (Larc) e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As competições da JRI acontecerão das 9h às 18h, no Ginásio de Esportes da FEI.

A Competição Latino-Americana de Robótica – Latin American Robotics Competition (LARC) envolve competições de robôs autônomos em todas as categorias para a disseminação e motivação da pesquisa científica. As equipes vão competir em oito categorias da Robocup, três categorias do IEEE Latin American Robotics Council e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O Joint Conference engloba também o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA) e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais Artificiais (SBRN). Esta é a primeira vez que a FEI sediará o Joint Conference, que ocorreu pela última vez no Brasil em 2008, em Salvador. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), do IEEE Latin American Robotics Council e da RoboCup Federation, e busca incentivar a interação de pesquisadores e estudantes.

Toda a programação do encontro internacional se encontra em fase de preparação. Mais informações podem ser obtidas no portal www.jointconference.fei.edu.br.