Japão lança satélite de Internet de alta velocidade

Agência EFE

TÓQUIO - A Agência Aeroespacial de Prospecção do Japão (Jaxa) lançou neste sábado com sucesso o foguete espacial que transporta o satélite de Internet de alta velocidade Kizuna, após o lançamento ter sido adiado em uma semana devido a uma falha no sistema.

O lançamento ocorreu no centro espacial de Tanegashima, província de Kagoshima (sul do Japão), às 17h55 (5h55 de Brasília). O foguete H2A, fabricado pela Jaxa e pela Mitsubishi Motors, transportava o satélite "Kizuna", destinado a melhorar a comunicação de alta velocidade e alta capacidade em locais de difícil acesso à internet.

Espera-se que o satélite, projetado pela Jaxa e pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, permita um melhor acesso à rede em regiões montanhosas e ilhas remotas nas quais a construção de infra-estruturas de acesso à internet é muito complexa.

Segundo a agência local Kyodo, a falha do sistema que atrasou o lançamento do satélite em uma semana estava relacionado ao mau funcionamento de um dos propulsores do motor da segunda fase do foguete.