ASSINE
search button

Cazaquistão suspende proibição a lançamentos de foguetes russos Proton

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - A Agência Espacial da Rússia (Roscomos) anunciou nesta quarta-feira que o Governo do Cazaquistão suspendeu a proibição aos lançamentos dos foguetes russos Proton da base de Baikonur, situado em território cazaque. O diretor da Roscosmos, Anatoli Perminov, agradeceu ao primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, a decisão do Cazaquistão de autorizar os lançamentos dos portadores pesados russos Proton, proibidos desde setembro, informou a agência oficial 'Itar-Tass'.

O Governo cazaque proibiu o lançamento desse tipo de foguetes de Baikonur depois do acidente sofrido em 6 de setembro por um Proton, que caiu 135 segundos após seu lançamento por causa de uma falha técnica. Segundo o Cazaquistão, a queda do foguete, que levava um satélite de telecomunicações japonês, causou um dano ao meio ambiente avaliado em US$ 60 milhões, reivindicação que a Rússia considera desmedida.

O próximo lançamento de um foguete Proton a partir de Baikonur será realizado na sexta-feira, embora inicialmente estivesse programado para quinta-feira. As autoridades do Cazaquistão pediram à Roscosmos que adiasse o lançamento devido a que este coincidia com a festa nacional cazaque, o Dia da República.