ASSINE
search button

Estudo: energéticos têm tanta cafeína quanto café

Compartilhar

REUTERS

RIO - Apesar dos nomes sugestivos, as bebidas energéticas fornecem um vigor que normalmente não chega a ser mais forte do que o café, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira.

Uma comparação entre 12 bebidas energéticas populares, publicada na edição de setembro da Consumer Reports, mostrou que a cafeína em uma certa medida de várias marcas variava de 50 a 145 mg, apesar de a maioria ficar entre 75 e 80 mg.

Como comparação, a cafeína na mesma quantidade de café pode variar de 65 a 120 mg, com uma média de 85 mg, de acordo com a Associação Nacional de Café. A bebida energética menos cafeinada que a Consumer Reports testou tinha 50 mg, e a mais forte tinha 145 mg.

A líder de mercado Red Bull tinha 80 mg de cafeína. A Sobe No Fear, da PepsiCo Inc., tinha 85 mg de cafeína.

Jamie Hopf Hirsh, editor associado da Consumer Reports e autor do relatório, disse ser uma "boa notícia" que as bebidas energéticas não sejam mais cafeinadas do que o café, mas afirmou que os consumidores ainda assim devem ter cuidado.

- Não é preciso ficar alarmado, só é preciso levar isso em consideração quando se trata da sua ingestão diária de cafeína - disse Hirsh, afirmando que as bebidas energéticas, com seus logos que lembram videogames, podem ser "o café da nova geração".