ASSINE
search button

Domingo, 27 de julho de 2025

Manuscritos atribuídos a Isaac Newton calculam data do apocalipse

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - Três manuscritos atribuídos a Isaac Newton que calculam a data aproximada do apocalipse foram divulgados nesta segunda-feira pela Biblioteca Nacional de Israel. Os pergaminhos têm detalhes precisos de um antigo templo em Jerusalém e interpreta passagens da Bíblia.

Em um dos manuscritos, escrito no começo do século XVIII, Newton chega à conclusão de que o mundo deve acabar por volta do ano de 2060, usando textos bíblicos do Livro de Daniel. "Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes", escreveu.

Em outro manuscrito, o cientista interpreta as profecias bíblicas que contam sobre o retorno dos judeus à terra prometida antes do final do mundo. De acordo com Newton, se verá "a ruína das nações más, o fim do choro e de todos os problemas, e o retorno dos judeus ao seu próspero reino".

Uma das curadoras da exposição, Yemima Ben-Menahem, diz que os papéis de Newton refutam o senso comum de que a ciência é oposta à religião:

- Os documentos mostram um cientista guiado por um fervor religioso, por um desejo de ver as ações de Deus guiando o mundo.

Exibidos nesta semana pela primeira vez, os manuscritos, comprados da Inglaterra em 1936, estão na Livraria Nacional desde 1969. Newton, que morreu há 280 anos, é conhecido por seus trabalhos fundamentais da física moderna, astronomia e matemática e até então tinha seu lado religioso pouco conhecido.

(Com agências internacionais)