Agência EFE
XANGAI - O trem magnético de Xangai, o único do mundo em uso comercial até o momento e o mais rápido do planeta, poderá contar com contribuições de tecnologia alemã para sua ampliação antes da Exposição Universal de 2010, informa nesta quarta-feira o jornal 'Shanghai Daily'.
O consórcio Transrapid, com participação da Siemens, construiu o trem após ceder a tecnologia necessária. O maglev (de 'levitação magnética', em inglês) atinge 430 km/h.
Há um ano, os alemães se negaram a ceder mais tecnologia. Eles condicionaram a sua colaboração a uma ampliação do traçado do trem, do aeroporto internacional de Xangai Pudong até Hangzhou, a 170 quilômetros.
O primeiro-ministro da Baixa Saxônia, Christian Wulff, disse nesta quarta-feira durante uma visita oficial a Xangai que o Transrapid está a ponto de obter a aprovação definitiva, por parte do Governo local, para estender a ferrovia até o aeroporto de Hongqiao.
O trecho deve ser construído até 2010, antes da Exposição Internacional de Xangai, um evento que espera atrair mais de 70 milhões de visitantes.