ASSINE
search button

EUA propõem cortar emissões de trens e navios

Compartilhar

REUTERS

NEWARK (EUA) - Os Estados Unidos propuseram, nesta sexta-feira, novas regulamentações que cortariam emissões de partículas de diesel de trens e navios, ligadas ao câncer de pulmão, em cerca de 90 por cento nos próximos anos.

As regulamentações, que podem incluir padrões mais rigorosos ao setor manufatureiro, começariam a funcionar em 2008 com final em 2015, disse a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

- Ao regulamentar a maior fonte remanescente de emissões de diesel, estamos mantendo o progresso de ar limpo do país a todo vapor - disse a repórteres Stephen Johnson, gerente do EPA, em um porto comercial em Nova Jersey.

Fontes de partículas minúsculas de fuligem, incluindo motores a diesel, podem causar câncer de pulmão, asma e problemas cardíacos, segundo estudos.

A medida agradou várias organizações protetoras do meio ambiente.

- Isso coloca a nação no lado certo para salvar centenas de vidas por ano e economizar bilhões de dólares em termos de benefícios de saúde - disse a repórteres Fred Krupp, presidente do grupo Defesa Ambiental.

- É um caso raro no qual a administração Bush está realmente propondo algo bom para o meio ambiente -, disse em um comunicado Frank O'Donnell, presidente da Clean Air Watch.