ASSINE
search button

IBM usará aplicativos do Google em sites corporativos

Compartilhar

Agência JB

SÃO FRANCISCO - A IBM chegou a um acordo com o Google para instalar o YouTube e outros programas Web no Notes e demais softwares colaborativos para uso em escritórios.

Nos próximos meses, milhões de usuários do IBM WebSphere poderão escolher entre 4 mil serviços do Google Gadgets --miniaplicativos Web que os usuários podem utilizar com o clique de um botão em sites públicos ou intranets em escritórios.

Ele inclui aplicativos de uso prático nos negócios como mapas, tradutores, rastreadores de encomendas, serviços de notícias e previsão do tempo, pesquisa de áudio e a Wikipédia.

- Estes sites não são bons apenas apenas para os consumidores. Os profissionais querem o mesmo conteúdo. Por que manter estes dois universos separados?", disse Larry Bowden, vice-presidente da divisão de portais e serviços da Web da IBM Lotus.

O IBM WebSphere é o líder global em softwares de portais, com cerca de 30 por cento do mercado, de acordo com pesquisas da Gartner e da IDC. Ele compete com o SharePoint, da Microsoft, e outros programas da BEA Systems, Oracle e SAP .

A IBM fornece o software para clientes desde bancos a companhias de energia para promover a integração entre os funcionários. O governo da Índia utiliza o programa para fornecer informação a 1,1 bilhão de cidadãos.