ASSINE
search button

Cientistas chineses conseguem dirigir vôo de pomba com controle remoto

Compartilhar

Agência EFE

PEQUIM - Cientistas chineses da Universidade de Ciência e Tecnologia de Shandong (província do nordeste) conseguiram dirigir por controle remoto o vôo de uma pomba, informou nesta terça-feira a agência estatal 'Xinhua'.

A equipe de pesquisa, vinculada ao Centro de Pesquisa Tecnológica de Engenharia Robótica desta universidade, desenvolveu uma tecnologia eletrônica usada antes em ratos, e implantou uma série de micro-eletrodos no cérebro da pomba.

Os implantes estimularam diferentes áreas do cérebro do animal por meio de sinais enviados pelos cientistas a partir de um computador. Assim, o animal foi levado a se mover para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo, de acordo com os comandos dados através do controle remoto.

Esta é a primeira experiência deste tipo realizada com sucesso com uma pomba, afirmou o chefe da pesquisa, Su Xuecheng, que explicou que os impulsos eletrônicos simulam os sinais gerados pelo cérebro para controlar os movimentos do corpo, declarou a agência.

Com seus colegas, Xuecheng planeja melhorar o dispositivo usado na experiência da pomba e acredita que esta tecnologia poderá ser aplicada no futuro de forma mais prática.