EFE
WASHINGTON - Dois ocupantes da Estação Espacial Internacional (ISS) iniciaram hoje uma caminhada de seis horas durante a qual jogarão uma bola de golfe e realizarão modificações e experiências científicas.
O comandante do complexo espacial, o astronauta de origem espanhola Mike López-Alegria e o cosmonauta russo e engenheiro de vôos Mikhail Tyurin começaram a atividade extraveicular (EVA) às 22h17 (de Brasília) de quarta-feira e permanecerão no vácuo durante cerca de seis horas, anunciou a Nasa.
- A caminhada número 73 da história espacial está em andamento - anunciou o controle da missão no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston (Texas).
A caminhada, observada do interior da ISS pelo astronauta alemão Thomas Reiter, começou mais de uma hora depois do previsto devido a problemas no sistema de refrigeração do traje espacial de Tyurin e na escotilha do compartimento de saída.
A bola de golfe será colocada por López-Alegria na câmara de descompressão e Tyurin vai jogá-la na órbita terrestre.
Serão no máximo três tentativas. O controle da missão confia na habilidade de Tyurin, mas seu companheiro terá a responsabilidade de segurar os seus pés para evitar inconvenientes, segundo a Nasa.
A atividade é comercial, patrocinada por uma empresa canadense de golfe, que assinou um contrato com a Agência Espacial da Rússia. Um comunicado da Nasa explicou que a bola de golfe, que só pesa três gramas, permanecerá três dias em órbita antes de entrar na atmosfera terrestre.
Terminada a atividade 'esportiva', os astronautas começarão uma experiência para estudar as radiações solares. Depois, reinstalarão uma antena para permitir o acoplamento de uma nave européia não tripulada que chegará à ISS em 2007.
Esta é a sexta caminhada espacial para López-Alegria e a quarta para Tyurin.