CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Arqueólogos descobrem túmulos de 2.000 anos perto da Catedral de Notre-Dame

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 02/05/2023 às 13:11

Alterado em 02/05/2023 às 13:11

Catedral de Notre-Dame Foto: Sputnik / Sergei Mamontov

Uma escavação de trem suburbano perto da Catedral de Notre-Dame descobriu uma necrópole de 2.000 anos contendo corpos enterrados com moedas na boca e um esqueleto de porco inteiro.

Os restos mortais de pelo menos 50 homens, mulheres e crianças foram encontrados em caixões descobertos durante a escavação para expandir uma linha de trem existente na antiga cidade galo-romana de Lutetia, onde hoje está a icônica catedral parisiense.

 

 

[Business Insider – Uma escavação de trem suburbano perto da Catedral de Notre-Dame descobriu uma necrópole de 2.000 anos contendo corpos enterrados com moedas na boca e um esqueleto de porco inteiro.]

 

"O que é tão excepcional sobre isso é que temos uma janela para o nosso passado, o que é bastante raro nesta cidade", disse ao "El País" Dominique Garcia, presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP, na sigla em francês) da França, que liderou o projeto.

No século II, os vivos mantinham distância dos mortos, enterrando seus entes queridos em elaborados túmulos dispersos, chamados necrópoles, construídos para honrar aqueles que haviam falecido, e os mantinham afastados das cidades dos vivos.

"Com base em seus ritos fúnebres, podemos alcançar uma espécie de visão geral das pessoas que viveram em Paris no segundo século", acrescentou Garcia.

Pelo menos metade dos locais de enterro continha artefatos como copos, pratos e outros pedaços de vidro, de acordo com um comunicado de imprensa do INRAP. Outros continham roupas, joias, alfinetes e cintos.

"Naquela época, o sentimento era de que havia outra vida após a morte, então as pessoas colocavam coisas no túmulo que ajudariam a pessoa morta a sobreviver na vida após a morte", disse Garcia.

"É por isso que foram encontrados objetos da vida cotidiana, bem como jarros que muito provavelmente continham comida."

Em alguns caixões, os mortos foram enterrados com uma moeda colocada em seu caixão ou em sua boca.

"Essa prática, comum na antiguidade, é provavelmente o óbolo do barqueiro do submundo, Caronte", de acordo com o INRAP.

Além disso, um poço desenterrado pelos pesquisadores continha o esqueleto de um porco inteiro, embora não esteja claro qual o propósito que pode ter servido. (com Sputnik Brasil)