CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Moscas carnívoras 'extintas' há quase 2 séculos 'ressurgem' na França

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 17/08/2022 às 17:26

Alterado em 17/08/2022 às 17:44

A espécie Thyreophora cynophila, de cabeça laranja brilhante, é mais ativa no inverno, quando suas larvas se alimentam dos restos de animais, especialmente de grandes mamíferos, em decomposição na neve Foto: Miguel Carles-Tolrá Hjorth-Andersen, F. Compaired, J. Blasco

As moscas carnívoras da espécie Thyreophora cynophila, dadas como extintas desde 1836, foram observadas recentemente no sul da França.

Anteriormente, a espécie tinha sido detectada na Espanha em 2010, segundo comunicado do Parque Nacional dos Pirenéus da França.

Em fevereiro de 2022, durante uma inspeção de vigilância sanitária, um guarda florestal do parque observou as moscas sobre os restos de um javali em uma zona com neve, a uma altitude de 1.700 metros.

 

 

[Uma rara espécie de uma mosca de cabeça laranja, da espécie Thyreophora cynophila, dada como extinta desde 1836, foi redescoberta no sul da França, no Parque Nacional dos Pirenéus. Os insetos tinham sido observados na Espanha em 2010.]

 

O guarda-florestal ficou surpreso pelo fato de estas não serem moscas comuns, mas sim uma espécie rara, dada como extinta há quase dois séculos.

Segundo especialistas, estes insetos, de cabeça laranja brilhante, são mais ativos no inverno, quando suas larvas se alimentam dos restos de animais, especialmente de grandes mamíferos, em decomposição na neve. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: