Descoberto em antiga cidade na Turquia mosaico único que retrata 12 trabalhos de Hércules

...

Foto: Department of Excavations and Researchs
Credit...Foto: Department of Excavations and Researchs

Durante escavações que estão sendo conduzidas na antiga cidade de Syedra, na província de Antália no sul da Turquia, foi descoberto um mosaico de aproximadamente 164 metros quadrados retratando o antigo herói mitológico grego Héracles, conhecido como Hércules na mitologia romana.

O mosaico foi encontrado em um banho romano da antiga cidade e retrata os 12 trabalhos de Héracles, filho de Zeus e Alcmena de acordo com o mito.

O mosaico foi desenterrado pela primeira vez em 2019, mas a escavação não foi concluída naquela época e a obra de arte foi reenterrada para sua proteção. A equipe de escavação revelou totalmente o mosaico no final de 2020.

"Nós nunca vimos antes tal mosaico em que a cena mitológica dos 12 trabalhos de Héracles fosse descrita. Também se destaca o fato de que as figuras do mosaico são feitas em dimensões humanas. Nesse sentido, é um mosaico único", disse à agência Anadolu o professor associado Ertug Ergurer do Departamento de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade Karamanoglu Mehmetbey e responsável das escavações em Syedra.

O chefe das escavações informou que se considera que o mosaico, de 7,9 metros de largura e 21,91 metros de comprimento, tinha sido feito no século II d.C, escreve Daily Sabah.

De acordo com a mitologia, em um ataque de raiva, Héracles mata sua esposa. Quando ele pergunta como poderia expiar isso, é-lhe dito para viajar a Tiryns e completar as tarefas pedidas pelo rei Euristeu. Durante 12 anos ele viaja por muitos lugares a fim de completar os 12 trabalhos que lhe foram atribuídos. (com agência Sputnik Brasil)

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais