Nasa revela fotos deslumbrantes de Júpiter capturadas pelo James Webb

O Telescópio Espacial James Webb captou fotos detalhadas do maior planeta do Sistema Solar, informou a agência espacial norte-americana Nasa

Foto: Nasa
Credit...Foto: Nasa

Cientistas publicaram novas fotografias de Júpiter capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês).

Nas fotos é possível ver Júpiter, três de seus satélites, Europa, Tebe e Métis, os anéis tênues do planeta e a região na sua atmosfera conhecida como a Grande Mancha Vermelha.

"Não podia acreditar que vimos tudo tão claramente, e como eles [satélites] eram brilhantes", comentou em comunicado, quinta-feira (14), Stefanie Milam, vice-cientista de projeto do JWST para ciência planetária, baseada no Centro de Voos Espaciais Goddard da agência espacial norte-americana NASA em Greenbelt, Maryland, EUA.

As imagens do maior planeta do Sistema Solar foram apresentadas no relatório de comissionamento do JWST, e foram tiradas pela câmera quase infravermelha do telescópio espacial enquanto ele estava sendo testado.

 

Macaque in the trees
Planeta Júpiter, seus anéis e satélites, capturados em duas fotos pelo Telescópio Espacial James Webb da Nasa (Foto: Nasa)

 

"A observação de um planeta brilhante e seus satélites e anéis era esperada como um desafio, devido à luz dispersa que pode afetar o instrumento científico empregado, mas também o sensor de orientação fino [FGS, na sigla em inglês] deve rastrear estrelas-guia perto do planeta brilhante", indicou o relatório.

"Estas observações verificaram a expectativa de que a aquisição de estrelas-guia funciona com sucesso enquanto Júpiter estiver a pelo menos 140 polegadas [3,56 metros] de distância do FGS, consistente com a modelagem pré-voo", apontou.

A equipe do JWST também observou com sucesso vários asteroides durante o comissionamento para testar a capacidade do telescópio de estudar alvos em movimento rápido.

O novo telescópio, lançado no espaço em 25 de dezembro de 2021, é uma ferramenta multiuso de grande capacidade projetada para observar o passado do Universo estudando uma enorme variedade de objetos e fenômenos cósmicos, incluindo alguns em nosso próprio Sistema solar. (com agência Sputnik Brasil)



Planeta Júpiter, capturado pelo Telescópio Espacial James Webb da Nasa (imagem referencial)
Planeta Júpiter, seus anéis e satélites, capturados em duas fotos pelo Telescópio Espacial James Webb da Nasa


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais