Arqueólogos descobrem mais de 200 peças de ouro em um templo no Laos

...

Foto: AFP 2022 / Tang Chhin Sothy
Credit...Foto: AFP 2022 / Tang Chhin Sothy

Uma equipe de pesquisa do patrimônio da Coreia do Sul desenterrou 317 artefatos, 237 dos quais em ouro, em um tempo da província de Champasack, no sul do Laos.

A descoberta representa um marco arqueológico significativo em uma região do antigo Império Khmer, um poderoso reino cuja área abarca os atuais territórios do Camboja, Tailândia, Laos, Vietnã, Birmânia e Malásia.

Outro achado que chamou a atenção dos pesquisadores foi uma incomum estátua budista de prata desenterrada em um templo hindu, que pode remontar ao século XVII d.C., aponta a agência Yonhap.

 

 

[A equipe coreana de pesquisa do patrimônio cultural descobriu no templo de Hong Nang Sida, no Laos, 317 relíquias, das quais 237 de ouro, incluindo cristais de várias cores.]

Todos os objetos foram recuperados durante as escavações do "porão" de um santuário destruído do templo Hong Nang Sida, de acordo com a Administração do Patrimônio Cultural e a Fundação do Patrimônio Cultural da Coreia do Sul.

As relíquias foram descobertas dentro de um poço em forma de cruz, de 4,5 metros de profundidade, situado no centro de uma grande sala. Trata-se do primeiro poço deste tipo a ser descoberto no Laos.

 

 

[Descobertas pela equipe coreana durante trabalhos no tempo de Hong Nang Sida em Champasak, Laos.]

Aparentemente, a estatueta de Buda foi um dos últimos artefatos colocados no poço central do templo antes de ele se desmoronar. Agora, a equipe de especialistas vai examinar a estátua e realizar uma datação por radiocarbono para entender melhor quando o templo colapsou.

Vale ressaltar que no local foram encontrados anéis em uma liga com 70-80% de ouro, 15-25% de prata e 3-7% de cobre, tal como várias pequenas placas de ouro. (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais