CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cratera dupla deixada por misterioso objeto é encontrada no lado oculto da Lua

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 25/06/2022 às 11:58

Conceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar no lado oculto da Lua Foto: Nasa / Vladimir Vustyansky

As observações realizadas pela Nasa permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado.

A missão confirmou que o impacto ocorreu próximo da cratera Hertzsprung, no lado oculto da Lua.

As imagens do antes e depois coletadas pela sonda da Nasa permitiram detectar duas crateras recém-formadas, surgidas no dia 4 de março devido a um impacto, segundo a agência espacial norte-americana.

De acordo com a agência, uma das crateras tem 18 metros de largura, enquanto a outra possui 16 metros. Nenhum outro impacto de foguetes na Lua criou crateras duplas.

"A dupla cratera é algo inesperado e pode indicar que o corpo do foguete tinha grandes massas em cada extremo [...] Uma vez que a origem do corpo do foguete permanece incerta, a natureza da dupla cratera pode indicar sua identidade", observou a Nasa.

Esta é a primeira vez que um conjunto de resíduos espaciais colide involuntariamente com a Lua, já que todos os impactos anteriores foram provocados, segundo a Gizmodo. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: