CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Descobrem na Itália túmulo da Idade do Ferro com objetos de cerâmica e artefatos de bronze

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 23/06/2022 às 18:19

Alterado em 23/06/2022 às 18:19

Sítio arqueológico de Herculano, em Ercolano, perto de Nápoles, Itália, com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo Foto: AFP 2022 / Andreas Solaro

Arqueólogos desenterraram na cidade de Este, no norte da Itália, um raro túmulo da Idade do Ferro com objetos de bronze e cerâmica. Os artefatos apontam que o túmulo é datado de entre o final do século V a.C. e o século IV a.C.

A referida cidade italiana é o sítio modelo da cultura proto-itálica de Este, que habitou desde a Idade do Bronze (século X a.C.) a atual região italiana do Vêneto até Roma conquistar a zona no século I a.C.
A escavação completa e a conservação do conteúdo de um dos túmulos, a Tumba 6, acabaram de ser concluídas recentemente e os achados foram anunciados pela primeira vez, escreve The History Blog.

Trata-se de um sepultamento de cremação feito em forma de uma cista, que é basicamente um monumento composto por quatro lajes postas verticalmente formando um retângulo, no interior eram colocados os restos mortuários.

Dentro foi encontrado um vaso de barro vermelho decorado com listras pretas. Além disso, pesquisadores acharam dois copos de cerâmica com haste e um design semelhante de listras negras.

Entre os objetos mais interessantes os arqueólogos desenterraram artefatos de bronze, incluindo um cetro longo e um cinto de bronze.

O cetro foi colocado no fundo da cista e está quebrado em quatro fragmentos. O cinto também está fragmentado e tudo o que sobrou até os dias de hoje são os opulentos elementos de bronze.

Os restos e objetos da Tumba 6 ainda estão sujeitos a mais estudos para uma publicação científica. (com agência Sputnik Brasil)

 

Tags: