CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Escola Criar Jogos abre inscrições para formação à distância e presencial de desenvolvedores de games

Primeiro polo será em Belo Horizonte, Minas Gerais

Por TECNO JB

Publicado em 21/06/2022 às 10:12

Alterado em 21/06/2022 às 10:12

Priscila Seixas e Thiago Ramires, idealizadores da Escola Criar Jogos Foto: divulgação

Setor da Economia Criativa capaz de aumentar o nível de empregabilidade, o desenvolvimento de atrações eletrônicas que caibam no computador ou no telefone móvel (celular) é o que inspira a pioneira Escola Criar Jogos, a ser inaugurada dia 27 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais, segundo maior estado da federação brasileira. A Escola Criar Jogos também funcionará com aulas formato EAD e contará com outros polos em outros estados do Sudeste e no Nordeste. O polo presencial em Belo Horizonte será no Instituto BH, que tem 20 anos de atividades no Aglomerado da Serra. São 120 vagas presenciais.

A iniciativa combina ensino de qualidade e conteúdo original, elaborado por especialistas. Sem pré-requisitos, está aberto a pessoas entre 12 e 29 anos. Ao ingressar na Escola Criar Jogos, os alunos contam com uma plataforma inteiramente planejada para a capacitação com recursos de ponta. À frente, a produtora Burburinho Cultural acredita na transformação possível diante da tecnologia dos games e da formação de novos profissionais.

 

Macaque in the trees
A empresa portuguesa Mentora desenvolveu especialmente para a Escola Criar Jogos uma plataforma inédita em que as videoaulas são acessadas à distância (Foto: divulgação)

 

“Criar Jogos é um projeto gratuito de educação em desenvolvimento de games para formar profissionais capazes de atender ao grande número de vagas no mercado, iniciativa que vai gerar renda e ter como consequência diálogos com a inovação, em sintonia com as principais economias do mundo”, define o gestor Thiago Ramires, sócio de Priscila Seixas, Diretora da Burburinho Cultural.

As inscrições estão abertas e podem ser acessadas através do site www.criarjogos.com.br tanto para a formação presencial no laboratório de BH, quanto para a formação à distância aberta para todo o território nacional. Pessoas a partir de 12 anos estão aptas a dominarem a tecnologia que já possibilita a criação de jogos eletrônicos. “Importante ressaltar que os jogos eletrônicos servem a uma imensa gama de utilização. Departamentos de Recursos Humanos de grandes corporações acionam criadores para resultar melhor em comunicados de mudanças estruturais. A indústria de cinema adapta filmes para entretenimento de crianças, jovens e adultos, enfim, é a linguagem do futuro sendo disponibilizada para cidadãos de baixa renda preencherem vagas que hoje estão ociosas no mercado de trabalho do Brasil”, complementa Priscila Seixas.

A empresa portuguesa Mentora desenvolveu especialmente para a Escola Criar Jogos uma plataforma inédita em que as videoaulas são acessadas à distância. Com laboratórios presenciais e ensino à distância, o projeto promove uma formação básica e inicial em criação de jogos eletrônicos com foco em alunos da rede pública de ensino e jovens iniciando-se no mercado de trabalho.

Oito módulos ancoram a parte pedagógica do projeto. O percurso formativo do aluno é de cerca de 5 meses. Este aluno pode ter certificação em um único módulo ou ao completar o ciclo.

Merece toda a atenção a especialização da Burburinho Cultural há quase 20 anos no desenvolvimento de ações de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano em tudo o que gesta. Todos os seus projetos são em prol da sociedade brasileira, o que apresenta em iniciativas como a Casa Escola Arte e Tecnologia, em Itaboraí, o projeto Uma Virada de Cores na favela de Heliópolis/SP, além de colaborar com diversos projetos do terceiro setor que se notabilizam pela presença-cidadã, como as ações na cultura capitaneadas pelo Instituto Incluir no campo da acessibilidade e inclusão.

O CRIAR JOGOS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BASF e Hotmart, com apoio da Engineering e o Instituto BH Futuro, e realizado pela Burburinho Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

Sobre a Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializando-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais. Sua missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas culturais com efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo.

O que move a Burburinho são projetos, ideias e soluções culturais criativas, que se desdobram em ações diversas, incluindo os campos sociais, econômicos e humanitários. A vontade de criar e administrar projetos numa área tão simbólica é o que move a produtora, dando vida, organizando e compartilhando o mundo sensível ao nosso redor.

 
ONDE ENCONTRAR

Instagram  / Link para inscrição

 

Ficha Técnica CRIAR JOGOS

Realização: Burburinho Cultural

Direção de Produção: Priscila Seixas e Thiago Ramires

Coordenação Pedagógica: Flávia Giffoni

Produção Executiva: Camille Dias

Produtores: Joelma Veiga, Fabricio Ligiero e Bruno Lelis

Produção de conteúdo e Gameficação: Visão COOP

Design Gráfico: Eliomar Bonavita

Plataforma: Mentora

Coordenação Administrativa: Mayeni Medeiros

Assessoria de imprensa: Mônica Riani

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: BASF e Hotmart

Apoio: Engineering e Instituto BH Futuro

Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

Tags: