Sonda Curiosity da Nasa encontra estrutura que parece ser uma 'porta' em Marte

...

Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T
Credit...Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS/NeV-T

Uma das imagens mais recentes transmitidas pelo rover Curiosity em Marte revelou uma misteriosa estrutura nas rochas do Planeta Vermelho.

A imagem de uma porta assustadoramente convincente em Marte, registrada pela sonda exploradora da Nasa Curiosity, foi divulgada na Science Alert nessa quinta-feira (12).

Não bastasse a abertura parecer uma porta legítima, a sonda identificou vibrações vindas do centro do planeta como se fosse um corredor ou um túnel usado para a "travessia do povo marciano".

O que poderia ser apenas uma fonte de inspiração para séries e filmes de ficção científica, deve ser, na verdade, apenas o resultado de uma tensão na rocha que tivesse quebrado parte dela, com uma ou outra atividade sísmica forçando seu desabamento.

De fato, o maior tremor registrado no Planeta Vermelho até agora aconteceu em 4 de maio deste ano, e os cientistas ainda estão trabalhando para identificar exatamente onde aconteceu e o que o causou.

Além disso, a referida "porta marciana" pode ter apenas alguns centímetros de altura. Os pesquisadores por trás da exploração ainda trabalham na análise das imagens para verificar suas medidas.

A imagem foi tirada em uma formação geológica, conhecida como Greenheugh Pediment, pela Mast Camera a bordo da Curiosity, em 7 de maio de 2022.

Nos últimos anos, as sondas e orbitadores que exploram Marte já nos revelaram crateras cheias de gelo, estranhas formações rochosas, cavidades e montanhas, todas impressionantes. A "porta" é apenas mais uma dentre tantas e faz lembrar o misterioso "cubo lunar" identificado pelo rover chinês Yutu 2. (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais