Mosaico romano de quase 2.000 anos é encontrado no meio da cidade de Londres

A descoberta foi feita no distrito de Southwark, em Londres, próximo ao gigante prédio comercial Shard, o edifício mais alto do Reino Unido e o 7º da Europa

Foto: Mola/Andy Chopping
Credit...Foto: Mola/Andy Chopping

Os arqueólogos envolvidos nas escavações consideram que este seja o maior mosaico encontrado em Londres, no Reino Unido, nas últimas cinco décadas. De acordo com reportagem do The Independent, os pesquisadores acreditam que a obra seja do final do século II ou início do século III.

"Quando os primeiros flashes de cor começaram a surgir no solo, todos no local ficaram muito animados. [...] Este é um achado que só acontece uma vez na vida", disse a supervisora das escavações, Antonietta Lerz, ao The Independent.

O mosaico foi encontrado no meio da cidade de Londres, próximo ao gigante edifício Shard, durante as obras de um complexo comercial e residencial. O trabalho arqueológico está sendo feito em uma parceria com o Museu de Arqueologia de Londres (Mola, na sigla em inglês).

 

Macaque in the trees
Arqueólogos trabalhando no sítio arqueológico onde foram descobertos mosaicos antigos em Southwark, Londres, com o edifício comercial Shard ao fundo (Foto: Foto: Mola/Andy Chopping)

 

A construção é dividida em duas partes, uma com oito metros de comprimento e painéis detalhados com flores de lótus e símbolos clássicos e outra menor e mais singela. O Mola divulgou uma representação em 3D dos impressionantes mosaicos onde é possível observar todos os ângulos e detalhes.

De acordo com a teoria dos arqueólogos, as obras de arte eram o piso de um tipo de motel de luxo da época. Eles acreditam que este salão era uma espécie de zona de jantar, com grandes cadeiras reclináveis.

Durante as escavações foi possível perceber uma segunda camada de ladrilhos por debaixo do mosaico, indicando que o local foi reformado em algum momento para atualizar o estilo da construção.

Para Antonietta Lerz, o mosaico e os prédios dessa região representam o auge da Londres romana e cada vez mais as descobertas apresentam detalhes do dia a dia dessas pessoas que viviam em sintonia com a moda da época. Em outro prédio romano escavado próximo ao mosaico, foram encontrados um broche decorado de bronze, uma espécie de grampo de cabelo feito de osso e uma agulha de costura.

As escavações ainda estão em andamento e a previsão dos arqueólogos é que mais cômodos e casas sejam encontrados no sítio arqueológico. (com agência Sputnik Brasil)



Vista do mosaico romano de quase 2.000 anos de idade descoberto em Londres, no Reino Unido
Arqueólogos trabalhando no sítio arqueológico onde foram descobertos mosaicos antigos em Southwark, Londres, com o edifício comercial Shard ao fundo


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais