CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cerâmicas de indígenas que povoaram Amazônia há 1.000 anos são encontradas no Amapá

Achado histórico pode ajudar a entender como eram os tipos de cerâmicas e arte de povos amazônicos antes da chegada dos europeus

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 06/12/2021 às 13:54

Alterado em 06/12/2021 às 13:54

De acordo com o arqueólogo Bruno Barreto, a principal hipótese dos pesquisadores é que o local tenha sido uma aldeia indígena Foto: Iepa/Divulgação

Durante escavações que acontecem desde o dia 17 de novembro, arqueólogos do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) descobriram peças de cerâmica que remontam a indígenas que povoaram a Amazônia séculos antes dos colonizadores, há pelo menos 1.000 anos.

Os arqueólogos começaram a analisar o local como parte do licenciamento ambiental para que o entorno da área seja liberado para construção.

De acordo com o arqueólogo Bruno Barreto, a principal hipótese dos pesquisadores é que o local tenha sido uma aldeia indígena.

"Temos estruturas de descartes com bastante material cerâmico quebrado e conforme as escavações forem prosseguindo, vamos entender um pouco melhor do layout da aldeia, das casas e da relação disso com as estruturas de cerâmicas encontradas no entorno", explica.

Pelo tipo de peças encontradas, Barreto projeta que os povos habitaram o local há pelo menos mil anos, já que um dos tipos de cerâmica têm datações entre a transição do ano 1000 até o período da invasão europeia no continente.

As peças descobertas seguirão para análise, entretanto, os arqueólogos destacam que essa é uma etapa mais demorada e será feita com apoio de profissionais de outros estados do país. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: