Riscos de asteroide colidir com Terra são revelados pela Nasa

Os cientistas identificaram aproximadamente 40% dos asteroides potencialmente perigosos, cujo tamanho supera os 140 metros

Reprodução
Credit...Reprodução

Às vésperas do lançamento da missão de defesa planetária Dart, com o objetivo de redirecionar asteroides, o administrador associado da Nasa, Thomas Zurbuchen, publicou um artigo assegurando à humanidade que nenhum asteroide conhecido ameaça a vida em nosso planeta, pelo menos durante os próximos cem anos.

"Não é nenhum filme de Hollywood, porém pode acontecer. Os cálculos matemáticos demonstram que um objeto no cinturão de asteroides [...] pode atravessar a órbita da Terra fazendo com que um asteroide afete o nosso planeta", alertou Zurbuchen.

"À pequena escala, isso acontece o tempo todo, criando fascinantes estrelas cadentes que nós contemplamos no céu noturno", porém, "dos mais de um milhão de asteroides conhecidos, sabemos que nenhum se aproximará pelo menos nos próximos cem anos", assegurou o administrador da Nasa.

"A Nasa observa constantemente o céu e já identificou aproximadamente 40% dos asteroides potencialmente perigosos de um tamanho acima dos 140 metros, contudo, nenhum deles deve afetar nosso planeta, incluindo o sistema binário [na astronomia, refere-se a dois objetos astronômicos que se encontram tão próximo um do outro que estão ligados por sua força gravitacional] selecionado para o primeiro teste de redirecionamento de asteroide", segundo estudo publicado no The Earth Observation Portal.

A missão Dart está programada para quarta-feira (24), e se trata da primeira missão de teste de defesa planetária do mundo, tendo como objetivo desviar a órbita do pequeno asteroide lunar Dimorphos. (com agência Sputnik Brasil)



Os cientistas identificaram aproximadamente 40% dos asteroides potencialmente perigosos, cujo tamanho supera os 140 metros.
'Os cálculos matemáticos demonstram que um objeto no cinturão de asteroides pode atravessar a órbita da Terra', assegura representante da Nasa


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais