Como será próxima missão a Vênus? Nasa recria viagem ao planeta em novo vídeo

Em junho, a Nasa anunciou que lançaria duas novas missões para explorar Vênus entre 2028 e 2030. Uma delas, Veritas, será dedicada a mapear a superfície do planeta para determinar sua história geológica. Outra, Davinci+, analisará sua atmosfera

Foto: Nasa
Credit...Foto: Nasa

A agência espacial acabou de publicar um vídeo onde explica como se desenvolverá a segunda missão Davinci+, que será lançada em 2029.

"Vênus nos espera a todos e Davinci+ está pronta para nos levar lá e começar um novo renascimento de Vênus", diz o vídeo.

 

 

[Temos muitas preguntas para Vênus. A missão Davinci vai para Vênus em 2029 e tem como o objetivo descobrir o passado misterioso de nossa irmã planetária. Vênus já foi como a Terra? Como o planeta evoluiu? Cinco instrumentos a bordo da espaçonave esperam responder a essas e outras perguntas.]

A missão consiste de duas partes principais. Em primeiro lugar, uma nave espacial realizará dois sobrevoos do planeta para estudar sua atmosfera, observando como as nuvens mudam ao longo do tempo e tentando identificar uma desconhecida sustância química que absorve a luz ultravioleta.

Além disso, a espaçonave mapeará a superfície noturna do planeta em luz infravermelha, dado que a rocha libera seu calor absorvido durante a noite.

Sete meses mais tarde, será lançada uma esfera para uma descida de uma hora até ao espesso envelope gasoso, detectando a composição, as temperaturas, as pressões e os ventos presentes em cada camada da atmosfera para analisar e compreender como o planeta se formou e evoluiu.

Espera-se também que a sonda forneça imagens de alta qualidade das tesselas, formações geológicas que se assemelham aos continentes terrestres e sugerem que Vênus pode ter placas tectônicas. (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais