Indústria apresenta 1º ketchup de tomates cultivados em condições marcianas

A marca Heinz, junto com astrobiólogos, cultivou tomates em solo que é o mais próximo possível do de Marte. O objetivo do projeto não é apenas cultivar frutos de qualidade para uma linha única de ketchup

Foto: AFP / Pierre Andrieu
Credit...Foto: AFP / Pierre Andrieu

Na segunda-feira (8), a empresa de alimentos Kraft Heinz apresentou seu primeiro ketchup feito em ambiente marciano, denominado Heinz Tomato Ketchup Marz Edition.

Para o experimento, que durou dois anos, foi construída uma estufa para simular as condições que as pessoas podem enfrentar quando cultivarem plantas em Marte. Os especialistas tentaram recriar a luz específica, a temperatura e o tipo de solo do Planeta Vermelho.

 

 

Pela primeira vez no mundo, nossos Mestres do Tomate se juntaram ao Instituto Espacial Aldrin do Instituto de Tecnologia da Flórida para cultivar o primeiro ketchup em condições de solo marciano. O resultado? Heinz Ketchup Marz Edition. Saiba mais sobre o esforço científico.

Vários milhares de tomates foram cultivados para produzir um lote de ketchup "marciano". A primeira garrafa foi enviada ao espaço para além da atmosfera da Terra para testar seu sabor. A garrafa viajou a uma altitude de 37.000 metros a uma temperatura de -70 °C e voltou para a Terra.

"Até agora, a maioria dos esforços para descobrir maneiras de cultivar em condições marcianas simuladas foram estudos de cultivo de plantas a curto prazo. O que este projeto fez foi olhar para a safra de alimentos a longo prazo. Ter alcançado uma colheita de qualidade para se tornar Heinz Tomato Ketchup era um resultado de sonho e nós o atingimos", disse o chefe do estudo no Instituto Espacial Aldrin (EUA), Andrew Palmer.

Ele adicionou que o experimento permitiu aos pesquisadores "ver quais são as possibilidades para a produção de alimentos a longo prazo além da Terra". (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais