Cientistas revelam doença que pode aumentar chance de hospitalização e covid-19 grave

Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Berghofer, do estado australiano de Queensland, identificaram uma relação entre uma doença do sistema digestivo e o coronavírus

Foto: Reuters / Amanda Perobelli
Credit...Foto: Reuters / Amanda Perobelli

Os genes que provocam o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico (retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, causando azia) também podem afetar estado durante a covid-19, segundo uma nova pesquisa divulgada na revista Human Molecular Genetics.

Foi descoberto que esta doença tem os mesmos fatores de risco como o coronavírus: obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.

"Descobrimos que os genes que provocam refluxo gastroesofágico estão relacionados a um aumento de 15% de risco da doença grave e hospitalização durante a covid-19", disse Jue-Sheng Ong, um dos autores do trabalho, citado pelo tabloide Daily Mail.

A análise da influência dos fatores de risco comuns mostrou que a obesidade explica parcialmente a relação entre a doença do sistema digestivo e a gravidade da covid-19.

"Os resultados sugerem que o refluxo gastroesofágico pode desempenhar um papel direto no aumento do risco de hospitalização com o coronavírus", concluiu Ong. (com agência Sputnik Brasil)

Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais