Descoberto curtume de 'escala industrial' de 850 anos em mosteiro medieval do Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um grande curtume medieval de 850 anos na Abadia das Fontes, um dos maiores mosteiros cistercienses em ruínas no Reino Unido

Foto: Antony McCallum / WyrdLight.com
Credit...Foto: Antony McCallum / WyrdLight.com

A Abadia das Fontes foi construída em 1132 no condado de North Yorkshire. Os pesquisadores queriam entender a origem de uma faixa de terra em forma de "pista de boliche" no lado leste do mosteiro, segundo o tabloide The Daily Mail.

Estudando as ruínas com um radar de penetração no solo, foi descoberto que a faixa de terra era o local de dois grandes edifícios de pedra, cada um com cerca de 16 metros de largura. Também existiam poços, reservatórios e outras estruturas em torno deles.

O restante das construções e a proximidade do rio para a obtenção de água, requisito fundamental para o processo de curtimento, levou os pesquisadores à conclusão de que desde o final da década de 1150 ou 1160 até a década de 1530 existia um curtume no mosteiro.

A descoberta considerada "a peça que faltava do quebra-cabeça" por especialistas é o maior curtume encontrado em um local monástico no Reino Unido.

 

 

[Especialistas encontram um curtume medieval na Abadia das Fontes em North Yorkshire.]

O processamento do couro cru foi uma parte vital da economia do mosteiro. Os pesquisadores afirmaram que o funcionamento do curtume de "escala industrial" requeria centenas de pessoas, o que contrastava com as atividades religiosas ao redor do local.

"Dado o ruído, a atividade e o mal cheiro que emana de um curtume, anteriormente, pensávamos que ele ficava em um lugar mais longe dos monges e dos cultos", disse o arqueólogo Mark Newman.

"Vemos agora que o curtume estava muito mais perto e longe da ideia de uma comunidade tranquila da abadia", completou. (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais