O que é crime cibernético? Definição e exemplos

Existem vários tipos de crime cibernético, e conhecê-los é importante para se prevenir. Saiba como

Foto: Pixabay
Credit...Foto: Pixabay

Um crime cibernético pode trazer várias dores de cabeça. Existem casos, por exemplo, em que as pessoas têm suas redes sociais sequestradas, perdem dinheiro, têm o cartão fraudado etc. Por isso, é essencial conhecer o assunto e saber se proteger contra ele.

A seguir, veja que cuidados tomar, e conheça os tipos de crimes na internet. Acompanhe!

O que é um crime cibernético
Um crime cibernético é aquele em que o criminoso usa um computador ou outro dispositivo conectado à internet para realizar sua ação.

Normalmente, o objetivo desses crimes é desviar dinheiro ou conseguir informações pessoais do usuário.

Essa é uma grande preocupação até dos governos de hoje, que passaram a tipificar e a punir essas contravenções com mais rigor. Inclusive, uma lei com penas mais duras para crimes cibernéticos foi sancionada recentemente no Brasil.

Tipos de crime cibernético
A seguir, os principais tipos de crimes cibernéticos. Mas saiba que existem vários outros, então você precisa ter cuidado o tempo todo em que usa dispositivos conectados à internet.

Fraude por e-mail
São vários os casos em que os criminosos invadem o e-mail das pessoas e “sequestram” seus contatos. Então, podem entrar em contato com eles pedindo dinheiro, por exemplo.

Às vezes, há o sequestro das informações, e então os criminosos pedem quantias em dinheiro para devolvê-las e/ou não divulgá-las.

Também existem os casos em que o usuário recebe uma mensagem por e-mail solicitando seus dados. A mensagem parece vir de um canal oficial do banco, de uma operadora de cartão etc. Então, a pessoa fornece suas informações e depois pode enfrentar vários problemas.

Como o uso dos seus dados para compras, para contato com seus conhecidos, para obtenção de empréstimos etc.

Fraude de identidades
Outro crime cibernético comum acontece quando as informações pessoais de um usuário são roubadas e usadas. Como citado antes, para fazer compras, obter crédito ou outras situações.

Uma dica simples, por exemplo: sempre use banco de dados atualizado de seu software antivírus, para evitar que malwares invadam seu computador. Deixar o antivírus desatualizado enfraquece sua proteção e pode favorecer os crimes cibernéticos.

Roubo do cartão
Isso é comum em lojas fraudulentas. O usuário acredita estar fazendo uma compra online e fornece todos os dados do seu cartão, incluindo o código de segurança. Então, os criminosos usam as informações para fazer suas próprias compras.

Roubo e venda de dados de empresas
Não são só pessoas físicas que podem sofrer com ataques cibernéticos. Também existem vários casos em que as empresas são as vítimas.

Nesses casos, os criminosos sequestram dados sensíveis da empresa e entram em contato com ela.

Então, solicitam valores para não divulgá-los.

Outro caso acontece quando os dados são roubados e vendidos online, para outros criminosos, pessoas físicas ou jurídicas.

Como se prevenir de ataques cibernéticos
Existem dicas simples que podem ajudar você a se prevenir contra crimes cibernéticos. Veja abaixo!

Use senhas fortes
Usar a mesma senha para vários canais é um erro enorme. Usar senhas simples demais também é um erro comum.

Lembre-se que suas senhas são as formas de acessar suas páginas online, sua conta no banco etc. Se elas forem simples demais, também será mais simples para um criminoso cibernético descobrir quais os acessos e usá-los.

Cuidado com o spam
Não clique em links no seu e-mail, não acesse conteúdos que você não solicitou. Muitas das grandes ofertas que você recebe na sua caixa de entrada são spams que vão sequestrar seus dados e trazer problemas.

Outra dica é cancelar a assinatura de e-mails que você não solicitou. Assim, você terá mais segurança de receber mensagens apenas das lojas que você solicitou realmente, e que confia.

Atualize seu antivírus
Como citado antes, é essencial manter seu antivírus instalado e atualizado. É isso que vai garantir que o programa perceba intrusos no seu dispositivo.

Agora, deixar o sistema desatualizado pode enfraquecer sua proteção e favorecer problemas. Tenha atenção a isso no seu computador, tablet e smartphone!

Lembre-se que, infelizmente, ninguém está 100% imune a crimes cibernéticos. Você precisa se manter vigilante para evitar cair em armadilhas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais