Nova espécie de tubarão de 160 milhões de anos é descoberta na Índia

A descoberta dos dentes de um tubarão hybodont foi relatada pela primeira vez na cidade indiana de Jaisalmer. O acontecimento é um importante marco no estudo dos fósseis de vertebrados jurássicos na região, famosa por suas dunas de areia

Foto: Pixabay / valdeck
Credit...Foto: Pixabay / valdeck

Uma equipe de cientistas e pesquisadores indianos descobriu uma nova espécie de tubarão hybodont após coletar amostras de dentes de um fóssil de 160 milhões de anos, do período Jurássico, no oeste do estado indiano de Rajasthan.

Após um estudo profundo dos dentes, os cientistas denominaram o gênero como Strophodusjaisalmerensis e publicaram a descoberta na revista Historical Biology em agosto.

[Os dentes de uma nova espécie de tubarão hybodont, que pertenceu à era Jurássica, foram descobertos pela primeira vez em Jaisalmer, Rajasthan.]

O geólogo sênior Krishna Kumar, da divisão de paleontologia do Serviço Geológico da Índia (GSI, na sigla em inglês), afirmou que, durante os períodos Triássico e Jurássico, os tubarões hybodonts eram um grupo dominante de peixes em ambientes marinhos e fluviais.

Contudo, seu declínio no ambiente marinho iniciou a partir do Jurássico Médio. Os hybodonts se tornaram extintos no final do período Cretáceo, há 65 milhões de anos.

De acordo com relatos, o gênero Strophodusjaisalmerensis foi identificado pela primeira vez no subcontinente indiano e este é apenas o terceiro registro na Ásia, os outros dois foram no Japão e Tailândia. (com agência Sputnik Brasil)