Arqueólogos afirmam ter descoberto verdadeiro Cavalo de Troia na Turquia

Cientistas analisaram os restos de muralhas em Hisarlik, Turquia, local no qual há milhares de anos teria decorrido a Guerra de Troia e aparecido o famoso Cavalo de Troia

Foto: Ian Scott/Flickr.com
Credit...Foto: Ian Scott/Flickr.com

Durante escavações na antiga Troia, hoje os montes de Hisarlik, Turquia, pesquisadores encontraram dentro das muralhas da cidade um conjunto de tábuas e vigas de abeto de até 15 metros de comprimento, montadas de uma forma que levou os pesquisadores a concluir que se trataria dos restos do histórico Cavalo de Troia. O relato é do portal newsit.gr.

A estrutura teria sido utilizada no fim da Guerra de Troia. Após um cerco que durou dez anos, os aqueus fingiram abandonar a guerra e deixaram um cavalo de madeira junto da cidade de Troia, o qual os habitantes levaram como espólio. De noite, homens que teriam se escondido dentro da construção abriram os portões e permitiram aos aqueus tomar a cidade e a destruir.

Os cientistas creem que o cavalo se encaixa na descrição fornecida por historiadores antigos, tendo encontrado uma placa de bronze danificada com a inscrição: "Para seu retorno a casa, os gregos dedicam esta oferta a Atena". Quintus Smyrnaeus se refere a essa placa em seu poema épico "Posthomerica", que inclui a queda de Troia.

Christine Morris e Chris Wilson, professores da Universidade de Boston, EUA, que lideram a escavação, dizem que têm um "alto nível de confiança" de que a estrutura está de fato ligada ao lendário cavalo, referindo que todos os testes realizados até agora só confirmaram sua teoria.

"Os testes de datação por carbono e outras análises sugeriram que as peças de madeira e outros artefatos datam dos séculos XII ou XI a.C.", diz o professor Morris.

"Isso corresponde às datas citadas para a Guerra de Troia por muitos historiadores antigos como Eratóstenes ou Proclo. A montagem da obra também coincide com a descrição feita por muitas fontes. Não quero parecer confiante demais, mas estou bastante seguro de que encontramos a coisa real!"

A maior parte dos historiadores tem considerado o Cavalo de Troia um mito, apesar de concordarem em geral que a descrição teria uma base real.(com agência Sputnik Brasil)