'Berçário de estrelas' é registrado pelo telescópio Hubble na constelação de Gêmeos

.

Foto: Nasa
Credit...Foto: Nasa

O telescópio Hubble da Nasa/Esa registrou uma imagem do AFGL 5180, um "berçário" estelar localizado na constelação de Gêmeos.

No centro da imagem, é possível observar uma estrela massiva se formando e abrindo cavidades entre nuvens, com um par de jatos poderosos, estendendo-se para a parte superior direita e inferior esquerda da imagem.

Macaque in the trees
O telescópio Hubble da Nasa / Esa registrou uma imagem do AFGL 5180, um berçário estelar localizado na constelação de Gêmeos (Foto: Foto: Nasa)

Além disso, a luz da estrela irradia, iluminando estas cavidades, como um farol atravessando as nuvens de tempestade, segundo a Nasa.

De acordo com a agência espacial, estas estrelas nascem em ambientes empoeirados, e esta poeira pode impedir que os astrônomos as observem. (com Sputnik Brasil)



Este Enxame Estelar Aberto, Caldwell 82 (ou NGC 6193), abrange 30 estrelas, incluindo duas de tipo O, as mais maciças e brilhantes estrelas conhecidas. Estrelas de tipo O são muito raras e muito quentes, superando temperatura de 30 mil graus Kelvin (o Sol, por exemplo, tem temperatura de 5.800 graus Kelvin)"
O telescópio Hubble da Nasa / Esa registrou uma imagem do AFGL 5180, um berçário estelar localizado na constelação de Gêmeos