CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Virologista revela nova função potencial das vacinas anticovid

Vacinação pode ajudar a prevenir a chamada síndrome pós-covid-19, que inclui fadiga, depressão e redução das capacidades cognitivas, segundo o médico Aleksei Vodovozov

Por JORNAL DO BRASIL, [email protected]
[email protected]

Publicado em 27/07/2021 às 12:01

Alterado em 27/07/2021 às 12:01

Experimentos devem ser realizados Foto: Reuters / Juan Medina

"Parece que a vacinação elimina a covid-19 longa [...] Se isso for confirmado nos testes clínicos randomizados, conseguiremos não apenas uma vacina para intervenção, mas também para reabilitação", opinou o virologista ao portal Ura.ru.

Para provar a hipótese, devem ser realizados experimentos, adicionou.

"Nós vacinaríamos o grupo experimental que tem covid-19 longa, enquanto o grupo de controle não, e víamos o que funciona e como funciona", explicou.

Uma opinião semelhante tem o especialista em vacinas Yevgeny Timakov. Conforme suas palavras, nos centros de reabilitação para pessoas recuperadas da covid-19 "praticamente não vemos vacinados".

"A síndrome pós-covid ocorre quando a imunidade não consegue lidar com o coronavírus e este se reproduz em todos os órgãos de nosso organismo. Assim, tendo uma função protetora de antemão, nós nos salvamos da síndrome pós-covid-19", considera ele.

A campanha de vacinação está em andamento na Rússia. Várias vacinas estão disponíveis no país, entre estas a Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac. Para revacinação é recomendado tomar a vacina de uma única dose Sputnik Light. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: