Nasa exibe efeitos devastadores da seca na Califórnia

A neve da Serra Nevada derreteu completamente quase um mês antes do previsto, deixando os reservatórios do oeste dos EUA sem a vazão habitual de água doce

Foto: CC BY-SA 2.0 / Tim J Keegan
Credit...Foto: CC BY-SA 2.0 / Tim J Keegan

A Nasa publicou uma série de imagens, captadas pelo satélite Landsat 8, que destaca a gravidade da seca cada vez mais profunda que está afetando o estado norte-americano da Califórnia.

As fotos comparam as imagens da Serra Nevada e do lago Oroville registradas em diferentes períodos e a diferença é dramática, já que a camada de neve branca da Serra Nevada desapareceu.

A neve da montanha é como uma conta bancária para a água no oeste do país, afirmou a Nasa, e agora parece que esta importante fonte de água para a região "tem poucos fundos".

A neve da Serra Nevada constitui aproximadamente 30% do fornecimento de água da Califórnia.

Macaque in the trees
Imagens do satélite da cordilheira de Serra Nevada dos dias 31 de março, 18 de maio e 7 de julho de 2021 (Foto: Foto: Nasa / Lauren Dauphin)

"A neve das montanhas derreteu quase um mês antes do previsto, deixando os reservatórios sem a vazão habitual de água doce", lamentou a Nasa.

A neve derretida da Serra Nevada e das Montanhas Rochosas normalmente enchem os reservatórios da Califórnia a cada primavera, porém, os fornecimentos de água estão diminuindo depois de dois anos de chuvas escassas.

Outra série de fotos mostra o lago Oroville, o segundo maior reservatório da Califórnia, com a vazão tão baixa que expõe partes do leito, que geralmente estão submergidos.

A NASA comparou as recentes imagens do lago com as registradas em 2019, e foi observado que em dois anos o nível de água do reservatório diminuiu drasticamente. O lago Shasta, o maior reservatório da Califórnia, também mostrou uma diminuição importante do nível de água.

De acordo com os dados de monitoramento de seca dos EUA, atualmente 89% dos territórios ocidentais dos EUA estão em estado de seca e 25% em seca excepcional.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, pediu à população que reduzisse o uso de água em aproximadamente 15% e estendeu uma declaração de emergência pela seca a quase todos os condados da área da baía de São Francisco.

A CBS News informou que o estado enfrenta uma seca não observada desde o final da década de 1970. (com agência Sputnik Brasil)



.
Imagens do satélite da cordilheira de Serra Nevada dos dias 31 de março, 18 de maio e 7 de julho de 2021