'Sapo zumbi' que emerge da terra é descoberto no Amazonas

.

Foto: Antoine Fouquet
Credit...Foto: Antoine Fouquet

O anfíbio mede aproximadamente 40 milímetros de comprimento, tem um focinho pontiagudo e apresenta pequenas manchas alaranjadas em uma pele da mesma tonalidade.

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu no Amazonas uma espécie de "sapo zumbi", de pele alaranjada, que vive apenas debaixo da terra e que emerge à superfície só quando está chovendo, segundo a Coleção de História Natural Senckenberg na Alemanha.

A espécie, que foi identificada como Synapturanus zombie sp., pertence ao gênero Synapturanus e foi descoberta na Guiana Francesa e no norte do Brasil.

O anfíbio mede aproximadamente 40 milímetros de comprimento, tem focinho pontiagudo e apresenta pequenas manchas alaranjadas em uma pele de mesma tonalidade.

"Os sons dos sapos macho são escutados apenas depois ou durante as fortes chuvas", explica Raffael Ernst, coautor do estudo sobre a descoberta publicado na revista Zoologischer Anzeiger.

"Até o momento, pouca atenção científica foi dada a este gênero [...] os habitats são de difícil acesso e suas áreas de distribuição são muito pequenas [...] Seus sons são muito difíceis de diferenciar", afirmou o especialista.

Ernst também declarou que há muito trabalho a ser feito, já que não é possível avaliar de maneira conclusiva o estado de risco da espécie devido à complexa situação dos dados. (com agência Sputnik Brasil)