CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sintomas da variante Delta seriam diferentes dos da cepa tradicional

Novos dados sugerem que as pessoas infectadas com a nova variante têm sintomas diferentes dos apresentados pelas que se infectaram com a cepa inicial do coronavírus

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 04/07/2021 às 12:25

Alterado em 04/07/2021 às 12:30

Paciente com máscara de oxigênio é levado para dentro de um hospital em Ahmedabad, na Índia, onde surgiu a variante Delta Reuters / Amit Dave

Usando o sistema de autoavaliação de um aplicativo móvel, dados do Reino Unido sugerem que os sintomas mais comuns da covid-19 podem ter mudado daqueles que tradicionalmente são associados com o vírus, segundo The Conversation.

O relatório não leva em conta a variante com que foram infectados os participantes. No entanto, atualmente a cepa Delta predomina no Reino Unido, então os sintomas registrados provavelmente pertencem a esta variante do vírus.

Os sintomas atualmente registrados mais comuns são dor de cabeça, dor de garganta, corrimento nasal, febre e tosse.

Febre e tosse foram sempre sintomas comuns da covid-19, algumas pessoas tiveram dor de cabeça e dor de garganta, mas o corrimento nasal foi raramente relatado em dados anteriores. Enquanto isso, a perda do olfato, que era originalmente bastante comum, agora ocupa o nono lugar.

Há várias razões para que os sintomas possam evoluir desta maneira. Poderia ser porque os dados originalmente provinham sobretudo de pacientes internados, que tiveram a doença grave. Considerando o nível mais alto de vacinados entre as faixas etárias mais elevadas, os jovens agora são responsáveis pela proporção maior dos casos da covid-19 e tendem a possuir sintomas mais suaves.

Além disso, a situação pode ser ligada à evolução do vírus e às características diferentes da variante Delta. Os novos dados são importantes, porque o que um infectado poderia considerar ser um leve resfriado de inverno, com corrimento nasal e dor de garganta, pode ser um caso da covid-19.(com agência Sputnik Brasil)