Como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business

É possível enviar listas de transmissão no WhatsApp Business fazendo com que pareça um único envio e tudo de maneira bem fácil. Veja o passo a passo

Divulgação
Credit...Divulgação

Se para mandar promoções a todos os contatos do Whatsapp o usuário escreve a mesma mensagem e a copia e cola muitas vezes, digitando para cada um deles individualmente, certamente perde muito tempo para algo que poderia ser feito de uma única forma, uma lista de transmissão.

Esta é uma forma muito mais rápida. Isto porque com uma única mensagem e um envio múltiplo para todos os clientes informa-se sobre promoções ido momento. 

Lista de transmissão é uma das funções mais antigas do WhatsApp, e também uma das menos utilizadas e conhecidas.

Neste guia, veja como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business (de modo que essas pessoas a recebam como se fosse enviada apenas para elas e não para outras pessoas).

Leia também: WhatsApp vai permitir realizar compras sem sair do aplicativo

Como funciona a lista de transmissão do WhatsApp Business
Aqui estão apenas os métodos que o próprio WhatsApp aprova, para não violar nenhuma condição de uso ou regulamento: o Facebook (dono do WhatsApp) é muito rígido quanto a isso, então é melhor evitar o bloqueio da conta e usar apenas o método seguro e aprovado para fazer a sua lista de transmissão.

A função a ser usada para enviar a mesma mensagem para todos é gratuita. Na verdade, com essa função pode-se enviar uma única mensagem para vários usuários (o limite atual é de 256 contatos), mas nada impede de criar mais listas de transmissão, cada uma com o limite máximo de 256 (então, com 2 listas idênticas pode-se cobrir 512 clientes presentes na lista de contatos, e assim por diante).

A função de transmissão permite, portanto, enviar uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, fazendo com que pareça uma única mensagem nossa.

Como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business

Basta abrirmos o aplicativo WhatsApp (disponível para Android e iPhone). Em seguida, deve-se pressionar o canto superior direito dos três pontos (Android) ou pressionar na “Transmissão da lista de contatos” (iPhone) e escolher a opção “Nova transmissão”.

Na nova tela que aparecerá, escolha dois ou mais contatos, pressione o botão “Criar” ou a marca de seleção no canto inferior direito e, no novo chat que aparecerá, escreva a mensagem de saudação ou a mensagem para compartilhar com todos os usuários contatos.

As respostas às transmissões de contatos individuais são recebidas em chats pessoais com esses contatos, ninguém mais verá as respostas no chat transmitido, que é usado para enviar a mesma mensagem a todos os usuários inseridos (não é um bate-papo em grupo).

Para garantir que as mensagens sejam recebidas e lidas, tocar e segurar a mensagem e, em seguida, clicar no botão de informações para abrir a aba que diz se ela foi entregue e lida.

Para cada transmissão criada é possível adicionar outros destinatários das mensagens. Para fazer isso deve-se abrir a lista de transmissão, tocar no título e depois no botão “+” no canto superior direito, podendo assim adicionar outras pessoas à lista de transmissão.

E pronto, como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business é realmente muito fácil, basta seguir o passo a passo.

Caso queira saber como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business pelo PC, as dicas são basicamente as mesmas, o diferencial é que é preciso fazer todo o processo pelo computador.