Encontradas pegadas dos últimos dinossauros que pisaram no Reino Unido há 110 milhões de anos

Os pesquisadores encontraram pegadas fossilizadas de pelo menos seis espécies diferentes de dinossauros que viveram no período do Cretáceo Inferior

Foto: Twitter/Amgueddfa Caerdydd
Credit...Foto: Twitter/Amgueddfa Caerdydd

Uma equipe de pesquisadores descobriu durante escavações realizadas no condado de Kent, no sul do Reino Unido, uma série de pegadas fossilizadas deixadas por pelo menos seis espécies diferentes de dinossauros há mais de 110 milhões de anos. Os resultados foram publicados na revista cientifica Proceedings of the Geologists' Association na quinta-feira (17).

"Em 2011, deparei com impressões incomuns na formação rochosa de Folkestone. Tudo que eu conseguia pensar era que poderiam ser pegadas […]. Isso estava em desacordo com o que a maioria dos geólogos dizia sobre as rochas, mas procurei mais pegadas e, à medida que as marés revelavam mais pela erosão, encontrei outras ainda melhores", explica Philip Hadland, principal autor do estudo, citado pelo portal da BBC.

Segundo os pesquisadores, as pegadas foram encontradas juntamente com madeiras e ostras fossilizadas em uma área onde novos fósseis são constantemente descobertos devido às condições climáticas e ao efeito da erosão nas camadas rochosas.

[?Pegadas de pelo menos seis espécies diferentes de dinossauros de 110 milhões de anos atrás foram descobertas nos penhascos e na orla de Folkestone, Kent, depois que condições de tempestade expuseram os novos fósseis.]

"Este é o primeiro registro de pegadas de dinossauros na formação rochosa de Folkestone, e é o registro mais recente de pegadas de dinossauros da Inglaterra", ou seja, foram deixadas pelos últimos dinossauros conhecidos que andaram pelo Reino Unido antes de sua extinção, explicou David Martill, coautor da pesquisa.

O resultado da análise das pegadas sugere que elas pertenciam a três grupos distintos de dinossauros: anquilossauros, dinossauros blindados de aparência robusta que eram como tanques vivos; terópodes, dinossauros carnívoros com três dedos, como o T-rex; e ornitópodes, dinossauros herbívoros com "quadris de pássaros". (com agência Sputnik Brasil)