Arqueólogos encontram 'Pompeia em miniatura' ao escavar antigo cinema na Itália

Segundo os arqueólogos, "o ambiente foi preservado intacto" e remonta ao século II. A descoberta aconteceu na famosa cidade de Verona, no norte da Itália

Foto: Pixabay / Alex Italiano
Credit...Foto: Pixabay / Alex Italiano

Durante escavações para obras no cinema Astra, na cidade de Verona, foi encontrado um antigo edifício romano que remonta ao século II. Com belas paredes de afrescos, os arqueólogos apelidaram a descoberta de "Pompeia em miniatura", fazendo referência à antiga cidade romana, segundo o The Guardian.

[Pompeia em miniatura encontrada debaixo do antigo cinema em Verona. Antiga construção romana com "paredes de fresco magníficas" parece ter sobrevivido a um incêndio.]

Ainda não se sabe qual era a função do prédio, mas ao que parece, o mesmo sofreu um incêndio, pois o telhado desabou e havia itens de móveis de madeira carbonizados entre os achados. O cinema estava abandonado por mais de 20 anos, e agora passa por uma repaginação para voltar à ativa novamente.

"Parece que um incêndio acabou com o atendimento ao complexo. [Apesar disso] o ambiente foi preservado intacto, com as magníficas cores dos afrescos das paredes que datam do século II", disse o superintendente arqueológico de Verona citado pela mídia.

A descoberta e o indício de um incêndio impulsionaram semelhanças com a antiga cidade de Pompeia, que foi destruída pela erupção do monte Vesúvio em 79 d.C.

"Um evento calamitoso, no caso um incêndio, de repente marcou o fim do complexo, deixando rastros", completou o superintendente.

Os arqueólogos continuarão a pesquisar o local para saber mais sobre a Pompeia em miniatura encontrada no meio de uma das cidades mais famosas da Itália.(com agência Sputnik Brasil)