Como remover vírus do computador com ferramentas gratuitas

.

divulgação
Credit...divulgação

As ameaças aos computadores e smartphones se comportam de maneira diferente do que antes. Enquanto muitos vírus tinham o propósito de usar seu computador para fazer golpes ou apenas para atrapalhar a sua vida, hoje o sequestro de dados é uma das maiores preocupações.

Mas como remover vírus do computador para evitar esses problemas e manter seu PC seguro? Ainda mais se não pode pagar por uma ferramenta completa?

Antes de começar, é importante mencionar que os antivírus grátis nunca deixaram de existir. Muitos, inclusive, são das mesmas empresas que ofereciam essas soluções no passado. Tanto que vamos te ensinar como remover vírus do computador em três ferramentas diferentes.

Uma delas é o conhecido Avast, amado por ser leve e odiado pelas frases inoportunas sinalizando que estava atualizado. Além dele, recomenda-se também o Kaspersky e o Bitdefender, soluções criadas por empresas estabelecidas na área de segurança digital.

Nos guias abaixo, você aprenderá como remover vírus do computador em qualquer uma, permitindo que teste e escolha a sua favorita. Quem sabe não acaba conhecendo as funcionalidades premium e aumenta ainda mais a segurança dos dispositivos smart da sua casa ou escritório?

Para isso, comece a testar gratuitamente algum desses antivírus!

Como remover vírus do computador com o Kaspersky
O Kaspersky é um antivírus muito premiado, e foi muito comemorada pelos usuários o lançamento de uma versão gratuita, que já aparece nos testes como um dos melhores antivirus gratuitos para Windows.

Anteriormente, só era possível utilizá-lo de forma gratuita, com uma ferramenta que não permitia a instalação, chamada Kaspersky Removal Tool.

Essa ferramenta ainda está ativa, mas felizmente agora podemos utilizar o antivírus Kaspersky Free, contar com proteção em tempo real e seguir os passos abaixo para fazer a remoção de vírus do PC:

1 - Clique no link para baixar o Kaspersky.

2 - Siga as orientações da tela e instale o aplicativo no seu computador.

Dica: Durante a instalação, o Kaspersky oferecerá a instalação de seu gerenciador de senhas grátis. Recomendamos que aceite, já que é uma ferramenta segura e que também é capaz de gerar senhas seguras para usar em serviços como bancos e lojas on-line.

3 - Crie uma conta com seu email no Kaspersky para conseguir usar o antivírus grátis.

4 - Com o programa devidamente instalado, clique no botão Verificação.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

5 - Em seguida, escolha se quer a Verificação Rápida ou a Verificação Completa. Caso possa deixar seu computador ligado, e seja a primeira vez que está aprendendo como remover vírus do computador, recomenda-se que faça o scan completo.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

Dica: Também é possível fazer uma verificação seletiva, na qual basta escolher uma pasta ou arquivos soltos do seu computador para que o Kaspersky verifique se há vírus.

6 - Após executar a verificação selecionada, veja o relatório do Kaspersky para conferir se há arquivos infectados no seu computador. A partir daí, você poderá selecionar o que tentará fazer para removê-los do PC.

Como remover vírus do computador com o Avast

1 - Clique no link para fazer download do Avast.

2 - Siga as orientações da tela e instale o antivírus no seu computador.

Dica: Durante a instalação, o Avast tentará também instalar um navegador seguro, é melhor deixar essa opção desmarcada.

Não se recomenda, já que as opções mais comuns como o Google Chrome ou Mozilla Firefox já contam com dispositivos próprios e melhores funcionalidades.

3 - O Avast grátis é o único que não exige a criação de um perfil para que possa executá-lo. Para isso, basta clicar no botão Executar Escaneamento Personalizado.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

4 - O Avast começará a atualizar suas definições de vírus no momento que apertar o botão. Em seguida, executará o escaneamento completo para que tenha como remover vírus do computador.

5 - Caso não encontre nada, o Avast mostrará que o seu computador está seguro por agora.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

6 - Caso contrário, ele irá apresentar um relatório com vírus presentes no seu computador e tentará resolvê-lo.

Se não tiver como fazer isso sozinho, o guia te mostrará quais ações tomar para conseguir deixar seu computador mais seguro. Você pode resolver cada situação por conta própria usando os conselhos do Avast ou clicar no botão Solucionar Tudo.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

Como remover vírus do computador com o Bitdefender

1 - Clique no link para acessar a página do Bitdefender.

2 - Na página, clique no botão verde chamado Baixe Grátis e abra o arquivo baixado para instalar o antivírus.

3 - Após fazer a instalação, você precisará abrir uma conta no perfil do Bitdefender para usá-lo gratuitamente. Crie a sua conta no serviço e clique no botão System Scan para que o Bitdefender faça uma avaliação completa do seu computador.

Macaque in the trees
. (Foto: divulgação)

4 - Aguarde o fim do escaneamento (que levará um bom tempo, então se usa um notebook, certifique-se que ele esteja ligado na tomada). No relatório final, você saberá quantos arquivos infectados estão no seu computador. Clique no relatório.

5 - Após o relatório, basta selecionar os arquivos infectados e indicar ao Bitdefender se quer removê-los ou colocá-los em quarentena, desativando seu acesso ao computador.



.
.
.
.
.
.
.