Cinco ferramentas essenciais para qualquer empresa

Conheça 5 ferramentas essenciais para qualquer empresa, que ajudam a manter a produtividade, a organização e deixam toda a rotina corporativa mais simples.

Foto: Freepik
Credit...Foto: Freepik

Aumentar a produtividade, facilitar a comunicação, organizar projetos: existem recursos para todas as atividades, sendo que algumas são ferramentas essenciais para qualquer empresa.

Esses recursos tecnológicos permitem que um time de trabalho consiga estar mais integrado em suas metas e objetivos, algo fundamental em tempos de home office.

Além disso, existem ferramentas focadas em facilitar tarefas, para que o tempo de um profissional seja disponibilizado para desenvolver soluções, ao invés de lidar com problemas.

Por isso, se você tem um negócio ou quer que seu time profissional atinja níveis ainda melhores, conheça 5 ferramentas essenciais para qualquer empresa.

1. Google Keep

Macaque in the trees
. (Foto: Foto: Uol)

Com tantos compromissos em um intervalo de poucas horas, esquecer algumas atividades é algo normal – mas que pode ser evitado.

Para isso, a dica é contar com o Google Keep, uma ferramenta do Google que funciona como um bloco de notas, para que você anote os compromissos do dia ou da semana.

No Google Keep, é possível criar lembretes e compartilhar com outras pessoas, o que é ideal para projetos que envolvem equipes maiores.

Há ainda a possibilidade de configurar alarmes, garantindo que um lembrete não seja esquecido.

2. WinRar

Macaque in the trees
. (Foto: Foto: Wizcase)

Sabe quando você precisa enviar um arquivo por e-mail, mas ele ficou pesado demais para ser inserido como anexo?

Esse problema é comum em muitos escritórios, mas uma das ferramentas essenciais para qualquer empresa, que resolve a situação, é o WinRar.

O WinRar é um programa leve que permite compactar vários arquivos em uma pasta. Ao compactar os documentos, o “peso” fica menor, permitindo o envio por e-mail.

O WinRar também pode ser utilizado para descompactar arquivos e extrair os documentos. Quando esse processo é realizado, os itens da pasta são apresentados do mesmo modo que foram criados.

O melhor é que o WinRar é grátis. Ou seja, você não paga para usar. Clique aqui e baixe o WinRar gratuitamente para facilitar o envio de arquivos pesados. Uma ferramenta simples, mas que permite facilitar a rotina empresarial, principalmente em negócios em que a troca de informações e de grandes arquivos é constante.

3. Slack

Macaque in the trees
. (Foto: Foto: Slack)

Em meados de 2020, o número de pessoas atuando em home office no Brasil atingiu o pico de 20 milhões e levantou discussões sobre regulamentação do trabalho remoto.

Assim, é possível que você tenha uma equipe que atue parcial ou totalmente à distância. O que faz com que o Slack seja uma das ferramentas essenciais para as empresas.

O Slack é uma ferramenta on-line de gestão de projetos. Nele, os usuários podem criar pastas para cada atividade, direcionando tarefas para cada membro da equipe.

Uma das vantagens do Slack é que existe um comunicador interno, como um chat, que permite que os usuários discutam sobre um projeto em um ambiente seguro.

Assim, se em algum momento você precisar relembrar o que foi discutido, é só voltar no chat do projeto.

4. Pocket

Macaque in the trees
. (Foto: Foto: Pocket)

Quantas vezes você viu uma notícia interessante e deixou passar por falta de tempo? Ou pior, abriu a notícia, mas acabou se distraindo e perdendo o foco do trabalho?

Para evitar essas situações, existe um aplicativo chamado Pocket. A proposta é simples: salvar artigos, vídeos e matérias, de qualquer plataforma, para visualizar depois.

Esse banco de dados é especialmente útil para quem se baseia em informações do Brasil e do mundo para tomar decisões, ou mesmo para quem trabalha pesquisando tendências.

Assim, quando você ver algo muito importante, pode usar uma das ferramentas essenciais para qualquer empresa para guardar as informações.

5. Mindmeister

Macaque in the trees
. (Foto: Foto: Caçador de Ferramentas)

Não é novidade que o mapa mental é ótimo para os estudos. Mas você sabia que é possível aplicar o mesmo conceito nos negócios?

Para deixar tudo ainda melhor, você pode contar com ferramentas online para desenvolver um mapa mental, como o Mindmeister.

Nessa plataforma, você consegue passar ideias para o papel de uma forma simples e intuitiva, o que é ideal para compartilhar propostas com a equipe.

Um ponto positivo do Mindmeister é que ele permite a criação de mapas mentais por vários usuários, em um ambiente colaborativo.

Para discussões sobre processos, por exemplo, o Mindmeister se mostra como um recurso bem interessante.

Ferramentas essenciais para qualquer empresa

À medida que a tecnologia evolui, ganhamos a possibilidade de contar com ferramentas que facilitem a rotina, especialmente no ambiente corporativo.

Assim, se você quer ter mais produtividade ou mesmo facilitar as rotinas de um negócio, não deixe de testar essas 5 ferramentas essenciais para qualquer empresa.

Dessa forma, você poderá conferir na prática o quanto alguns recursos podem transformar a forma que os trabalhos são realizados.

Com possibilidades variadas de ferramentas, os resultados também são variados, abrindo um leque de novas oportunidades e até de lucro. Algo que toda empresa de sucesso busca.



.
.
.
.
.
.