Tapete pomposo: mosaico de cerca de 1.600 anos é desenterrado em cidade israelense

Um mosaico colorido de cerca de 1.600 anos foi descoberto na cidade de Yavne, segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês)

Foto: Asaf Peretz / Autoridade de Antiguidades de Israel
Credit...Foto: Asaf Peretz / Autoridade de Antiguidades de Israel

De acordo com o jornal The Jerusalem Post, este artefato é do período Bizantino, e será exposto no centro cultural da cidade, em uma iniciativa conjunta da IAA, do município Yavne, e da Autoridade Urbana de Israel.

Este precioso mosaico foi descoberto durante escavação de salvamento para preparação de terreno para construção de novo bairro. Segundo a lei israelense, uma escavação de salvamento deve ser conduzida antes da construção de qualquer projeto.

Já na zona da descoberta, os arqueólogos se depararam com vestígios de uma antiga área industrial que teria funcionado por vários séculos. À primeira vista, os mesmos pensaram que o mosaico pudesse ser parte de uma de suas estruturas, mas, ao analisarem cuidadosamente seu nível de detalhes e refinamento, chegaram a uma conclusão diferente.

Elie Haddad e Hagit Torge, arqueólogos da IAA, informaram que "o diretor de conservação limpou o mosaico com um ácido especial, e para nosso espanto, um mosaico de tapete colorido se revelou, ornamentado com detalhes geométricos", citados pela mídia israelense.

Com tais características, é possível que este belo artefato tenha pertencido a uma magnífica moradia perto da zona industrial.

O prefeito Zvi Gur-Ari declarou que "a preservação arqueológica e conhecimento do passado são valores importantes na cidade de Yavne, que tem uma história magnífica", citado pelo jornal "The Jerusalem Post". (com Sputnik Brasil)