CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em aniversário de voo de Gagarin, Rússia se prepara para novas conquistas espaciais

No 60º aniversário do primeiro voo do homem ao espaço, protagonizado por Yuri Gagarin em 1961, a Rússia se prepara para novos avanços, garantiu nesta segunda-feira (12) o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin

Por Jornal do Brasil

Publicado em 12/04/2021 às 10:02

No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se transformou no primeiro ser humano do mundo a orbitar o planeta Terra no espaço, a bordo da nave Vostok 1.

"Nesta segunda-feira (12), o nosso setor não festeja apenas mais um aniversário e relembra o passado. Também olhamos para o futuro. Estamos no limiar de transformações muito importantes em nosso setor", disse Rogozin em um vídeo publicado pela Agência Federal Espacial da Rússia, a Roscosmos.

[Amigos, compatriotas! Parabenizo-os pelo 60º aniversário do grande voo de Yuri Gagarin ao espaço! Glória aos heróis-pioneiros soviéticos do espaço sideral! Desejo novas vitórias aos sucessores da obra de nossos pais - os trabalhadores da indústria espacial e de foguetes na Rússia! Feliz Dia da Cosmonáutica!]

Nesse sentido, o diretor explicou que a agência passará a utilizar novos foguetes espaciais e também retomará as missões de exploração da Lua.