Asteroide 'deus do caos' é flagrado preparando-se para passar perto da Terra

Apophis será mais brilhante para os telescópios no dia 6 de março, quando se situar a 15 milhões de quilômetros de nosso planeta.

Foto: reprodução
Credit...Foto: reprodução

O asteroide 99942 Apophis, que estará mais próximo da Terra no próximo mês, foi captado esta semana em uma fotografia pelo Projeto Virtual de Telescópios da Europa. A imagem foi capturada pela unidade do telescópio robótico Elena em apenas uma única exposição do céu de 300 segundos.

Na imagem podemos ver o asteroide como um pequeno ponto branco indicado com uma seta à direita. Pode parecer pequeno, mas estima-se que tenha uns 340 metros de largura.

[Asteroide Apophis está bem visível de novo, aqui está nossa imagem mais recente, [estamos] desejosos de o compartilhar em direto no próximo mês.]

Batizado com o nome do antigo deus egípcio do caos, da escuridão e da destruição, o asteroide Apophis chamou a atenção dos astrônomos desde 2004, quando indicava uma probabilidade relativamente alta de colidir com o planeta Terra em 2029. Contudo, novas observações afastaram a possibilidade do impacto para esse ano.

De acordo com as previsões da Nasa, Apophis se aproximará ainda mais da Terra em 13 de abril de 2029, sem chegar a apresentar nenhuma ameaça. Não obstante, deverá passar a cerca de 31 mil quilômetros acima da superfície terrestre, uma distância menor do que outros eventos naturais que ocorrem na atmosfera de nosso planeta. Prevê-se que nesse dia o asteroide seja visível no céu noturno.

No entanto, um estudo recente considera que Apophis ainda poderá colidir com a Terra, mas só pelo ano de 2068. Os pesquisadores detectaram no objeto espacial uma aceleração de tipo Yarkovsky, um efeito que modifica as órbitas dos corpos celestes pequenos à medida que eles absorvem a radiação solar.(com agência Sputnik Brasil)