CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fazenda israelense fabrica 'o primeiro bife de lombo sem abate do mundo', com impressora 3 D

Aleph Farms Ltd. cultivou um bife de lombo usando "bioimpressão" tridimensional e células reais de vaca - uma conquista que está levando a startup israelense a olhar outra carne

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 12/02/2021 às 12:05

Alterado em 12/02/2021 às 12:08

Bife da Aleph Farms Foto: Aleph Farms

Trabalhando com o corpo docente de engenharia biomédica do Instituto de Tecnologia Technion-Israel, a empresa Aleph Farms fez "o primeiro bife de lombo sem abate do mundo", disse representante da organização em um comunicado. A tecnologia da empresa imprime células vivas que são incubadas para crescer, se diferenciar e interagir para adquirir a textura e as qualidades de um verdadeiro bife.

“Ele incorpora músculos e gordura semelhantes à sua contraparte abatida”, disse comunicado da Aleph Farms, acrescentando que o produto possui os mesmos atributos “de um delicioso bife de lombo tenro e suculento que você compraria no açougue”.

Ainda em sua infância, a carne cultivada em laboratório podia dar aos consumidores o sabor e as qualidades nutricionais da carne bovina sem matar um animal. A crescente demanda por alternativas de carne impulsionou as vendas de hambúrgueres e salsichas à base de vegetais.

Porta-voz da Aleph Farms disse que agora a empresa pode produzir qualquer tipo de bife e planeja expandir seu portfólio de produtos de carne de qualidade. A organização teria feito parceria com a Mitsubishi Corp. para levar sua carne cultivada em laboratório para o Japão. Em 2019 a empresa cultivou células bovinas na Estação Espacial Internacional. (com Bloomberg)