CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Descoberto na China enorme complexo de templos antigos com inscrições budistas [fotos]

Na cidade de Dali foram desenterrados fundamentos de 14 edifícios, 63 paredes de pedra, 23 valas e três escadarias.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 21/01/2021 às 10:59

Alterado em 21/01/2021 às 10:59

Base de construções antigas encontrada na Crimei Academia de Ciências da Rússia

Arqueólogos descobriram na China um complexo de templos que remonta ao reino de Nanzhao – uma sociedade escravista estabelecida durante a Dinastia Tang (618 d.C. – 907 d.C.), de acordo com o Instituto de Pesquisa de Relíquias Culturais e Arqueologia da província de Yunnan.

Na cidade de Dali foram desenterrados fundamentos de 14 edifícios, 63 paredes de pedra, 23 valas e três escadarias.

Além disso, foram achadas mais de 40 toneladas de diferentes tipos de telhas – beirais, telhas cilíndricas, que outrora adornavam os prédios do templo, e mais de oito mil artefatos de cerâmica, incluindo vasos e ladrilhos com inscrições.

Macaque in the trees
Escavação do complexo de templos do reino de Nanzhao (Foto: Pesquisa do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia)

Macaque in the trees
Ladrilho encontrado em antigo complexo de templos em Dali, província de Yunnan, no sudoeste da China (Foto: Pesquisa do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia)

No complexo, os pesquisadores descobriram um ladrilho com inscrição "Buda sarira consagrado pelo governo", que indica que as relíquias budistas da corte real de Nanzhao eram provavelmente consagradas e veneradas dentro do templo. Portanto, acredita-se que o complexo tenha sido um importante ponto religioso de Taihe, explica instituto, citado pela agência de notícias Xinhua.

"Sarira" é um termo geral com vários significados, mas é geralmente usado para descrever os restos mortais de uma pessoa após cremação budista. Considera-se que os restos de mestres budistas continham contas de cristal ou objetos em forma de pérola.

[Recém-descoberto na província de Yunnan, no sudoeste da China, antigo complexo que remonta ao reino de Nanzhao, uma sociedade escravista estabelecida durante a Dinastia Tang (618 d.C. – 907 d.C.)]

Esta descoberta ajuda a revelar as características do plano arquitetônico dos templos construídos durante o reino de Nanzhao, o status de produção de fornalhas e os costumes fúnebres da família real.(com agência Sputnik Brasil)