Nada de axé, samba-enredo ou sertanejo universitário. O grande sucesso do Carnaval de Florianópolis (SC) é uma marchinha. A música Sô Mané, conhecida como o hino do "manezinho", se transformou em um dos grandes hits do Carnaval 2011.
A canção é quase que obrigatória em todo o evento nestes dias de folia. Quando finalmente é tocada, leva o público ao delírio.
O autor é o sargento da Aeronáutica, André Luiz Jesus dos Santos, o conhecido André Calibrina. Carioca do Morro do Turano, o militar passou 28 dos seus 47 anos de idade em Florianópolis e é presença certa na maior parte dos eventos de Carnaval na cidade.
Calibrina conta que a música foi composta por acaso. Um concurso da prefeitura, em 1999, precisava de mais uma canção inscrita para poder ser realizado. O militar, que trabalhava na organização, comprou um dicionário do linguajar local e escreveu a marchinha. Ele não esperava tamanho sucesso.
"Havia a necessidade de enriquecer o folclore e a fala do manezinho. Com o dicionário em mãos, esperei a inspiração e levei um mês para fazer a música", disse. "Não tinha essa pretensão da música estar em todos os bailes de Carnaval. Ver uma obra nossa com essa repercussão me deixa muito envaidecido."
Lei transformou marchinha em "hino oficial"
Depois do concurso de marchinhas de 1999, a canção rapidamente ganhou o gosto popular. Mais do que isso: uma lei criada pela Câmara Municipal em 2007 a transformou no "Hino Oficial dos Manezinhos".
O texto da lei catarinense valoriza a questão cultural dos moradores da capital e determina que a o termo "mané" deixa de ser "depreciativo para virar motivo de orgulho entre os nativos da Ilha".