Carioca terá quatro ingredientes acirrando a briga pelo título

Nilo Junior, JB Online

RIO - Considerado o estadual mais charmoso do Brasil, o Campeonato Carioca de 2008 tem tudo para ser o melhor dos últimos anos. Depois de passar alguns anos sem credibilidade, com times fracos e pouco público, o futebol do Rio parece próximo de voltar aos seus tempos de glória. Para isso, contou com uma ajuda da dupla Fla-Flu, que, classificada para disputar a Copa Libertadores, se reforçou e contratou bons jogadores. Como se a disputa pelo título não bastasse, quatro ingredientes, peculiares a cada um dos quatro grande clubes, promete acirrar ainda mais a disputa.

Com 29 títulos, o Flamengo tem a chance de, pela primeira vez nos 102 anos de história da competição, igualar a hegemonia do Fluminense, que possui um título a mais, com 30. Com o recorde centenário ameaçado, o Tricolor vai com tudo em busca do título, o que lhe manteria, pelo menos, mais dois anos na liderança.

Já o Botafogo, parece ainda estar com o vice-campeonato de 2007 entalado na garganta. Prova disso, foi a declaração do goleiro Casttilo, que chegou ao clube esta semana e disse que quer revanche

- Em 2007 o Botafogo perdeu o título para o Flamengo e com certeza a torcida quer uma revanche. Quero vencer esse clássico e ser campeão falou o goleiro, já prevendo uma possível reedição da final.

O Vasco, por fim, espera encerrar o jejum de títulos, que completa cinco anos neste Estadual. A última conquista do clube foi o Carioca de 2003, conquistado sobre o Fluminense. Curiosamente, o clube de São Januário foi o que menos se reforçou até o momento e o técnico-atacante Romário chegou a dizer que o time era o mais fraco dos quatro grandes do Rio.