Companhias exportadoras lideram ganhos em Tóquio

O setor exportador liderou nesta terça-feira os ganhos na Bolsa de Tóquio. A valorização da moeda japonesa frente ao dólar e ao euro não impediu que as companhias do setor registrassem avanços.

Destaque para as ações da Itochu Corp e Mitsui & Co, que avançaram 4,16% e 5,85%. Já os papéis da Marubeni Corp avançaram 6,00%. Entre as empresas automotivas, os títulos da Toyota apresentaram ganho de 2,02% e os da Honda Motor cresceram 2,23%.

Já entre as companhias de tecnologia, as ações da Canon subiram 1,72% e as da Sony aumentaram 1,34%. Por outro lado, a realização de lucros afetou algumas empresas do setor. Os papéis da Trend Micro caíram 0,90% e os da Pioneer recuaram 0,64%.

Os títulos da NGK Insulators, fabricante de filtros para diesel, dispararam 7,9% depois que o Credit Suisse elevou o preço de suas ações. Já os papéis da Shin-Etsu Chemical cresceram 3,95% depois que a empresa revelou um plano de recompra de ações além do Goldman Sachs elevar os ratings da empresa de "neutro" para "compra".

As empresas do setor petrolífero foram fortemente prejudicadas pela realização de lucros e pela baixa nos preços do petróleo. As ações da Inpex Holdings perderam 0,71% e as da Nippon Oil diminuíram 0,56%. Já entre as siderúrgicas, os títulos da Japan Steel Work avançaram 0,73% e os da Kobe Steel subiram 3,35%.