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Comércio eletrônico deve faturar 40% a mais

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São Paulo, 10 de agosto de 2007 - O principal período de vendas do varejo eletrônico para a comemoração do Dia dos Pais - que começou no último dia 30 de julho a vai até amanhã - deve superar o faturamento do ano passado, de R$ 215 milhões, em quase 40%, atingindo cerca de R$ 300 milhões.

No ranking dos produtos mais vendidos, a liderança é mantida por livros, revistas e jornais, com 17%. Na seqüência, estão os eletroeletrônicos (como televisores, MP3 players e câmeras digitais), com 15%, e títulos de CD e DVD, também com 15% de participação.

Um dos principais motivos apontados pelo diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, para essa expectativa de crescimento no período é o aumento da freqüência de compras por parte de usuários "mais experientes" aliados aos novos e-consumidores.

"Na medida em que os e-consumidores mais experientes adquirem mais segurança no canal, a tendência é de que realizem maior quantidade de pedidos em menor espaço de tempo", disse Guasti.

Além disso, outro fator que pode também ser apontado para uma expectativa de crescimento no comércio eletrônico é o aumento da massa salarial, que estimula o consumo das famílias brasileiras. O crescimento do varejo físico também influencia diretamente a expansão do e-commerce.

"Com o incremento da massa salarial e políticas de pagamentos facilitados pelas lojas virtuais, o consumidor está mais disposto a gastar", observou Guasti.

O valor médio das compras online deve ficar em R$ 300, registrando aumento de aproximadamente 4% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 293).

(Redação - JB OnLine)